quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica de quinta: Bruxelas!

A dica de hoje quem dá para vocês é a Stella - vocês já conhecem dos looks aqui no blog! Ela trabalha em uma agência de viagens e se vocês aprovarem, vai ter sempre aqui dicas da Teca!

"Quando decidimos incluir Bruxelas em nosso roteiro, não conhecíamos nada da Bélgica e até hoje não conseguimos compreender a razão de ser tão pouco visitada. É uma cidade, agradável, bonita, repleta de arte, história e com diversas atrações turísticas."


Vamos às indicações então!!

O principal endereço e a maior atração é a Gran Place ou também chamada Praça do Mercado é lá que acontecem todos os principais eventos de Bruxelas. Ao seu redor, prédios históricos dos séculos 15 e 16, além de mercados de flores pelo chão, vários restaurantes com mesas na rua, também onde está localizada a Prefeitura da Cidade. Tudo na Gran Place é um encanto para os olhos.  


A basílica Koekelberg (Sagrado Coração) é a mais imponente da cidade, e ocupa uma posição de destaque em Bruxelas, dominando o imponente boulevard Leopold II, que leva até o centro. A basílica foi erguida em comemoração aos 75 anos da independência da Bélgica, e seus projetistas não pouparam esforços, a transformando na sexta maior do mundo, com 89 metros de comprimento e cúpula com 33 m de diâmetro. Além das cerimônias religiosas ela também abriga um teatro, dois museus e principalmente, uma das melhores vistas da cidade, a partir da plataforma existente em sua cúpula.


Esta enorme estrutura composta de 9 esferas interligadas por tubos é o Atomium. Tem 102 metros de altura e fica no Parc D´Ossegem, norte da cidade. Ele foi inaugurado em 1958, como ponto central da feira mundial de Bruxelas. Na hora de escolher um símbolo para a exposição, decidiram homenagear a importância da Bélgica na produção do aço, por isto foi feito este monumento na forma de um cristal  de ferro aumentado 165 bilhões de vezes. Quase todas as esferas são interligadas por esteiras e escadas rolantes. Em cada uma delas há atrações e exposições audiovisuais. Da esfera mais alta, que fica numa altura equivalente a um prédio de 30 andares, tem-se uma vista fantástica de toda a cidade.


Reconhecem quem é do lado da Teca? A Cathe, do blog que sempre indico!

O Manneken-pis é tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade. A história começou na idade média, quando aqui havia uma fonte, e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez a estátua do menino para embelezar o local. O monumento fica na esquina das ruas Stoofstraat/Rue de L'Etuve e Eikstraat/Rue du Chêne e geralmente está rodeada de pessoas fotografando e sendo fotografadas. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade. Quando chegar lá não se surpreenda com o tamanho. O Manneken-pis é bem menor do que a maior parte das pessoas imagina. E se você é do Rio de Janeiro talvez já conheça o irmão gêmeo do Manneken-pis, batizado de Manequinho, há muitos anos morando em frente ao clube do Botafogo.


Restaurante Saudades do Brasil, não precisa nem de explicação!!


Apesar de pequena, a Bélgica é um país com muita personalidade e culturas locais bem definidas. As partes norte e sul do país tem até línguas diferentes. No sul (Valônia) fala-se francês, e no norte (Frandres) o flamengo (derivado do Holandês). Bruxelas é um pouquinho de cada coisa da Bélgica, por isso grande parte dos nomes na cidade estão escritos nas duas línguas. Como centro da Comunidade Européia tornou-se ainda mais importante, e graças a isto a capital da Bélgica tem sempre Congressos e Eventos Internacionais que dão à cidade um toque global e fazem com que um terço dos habitantes da cidade sejam de outros países.

Gostaram?? Espero que ajude as leitoras que pretender visitar a cidade! Para quem quiser mais informações com ela, o contato é:

stella@luaviagens.com.br

LUA VIAGENS - 17-3305 4770


7 comentários:

  1. Lugar lindíssimo!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  2. Cacááá! Adorei o post, contribuir também.
    Lá é realmente maravilhoso, as fotos quase não mostram.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Cacá, adorei.. Muito bom o post. E a Bélgica é muito bacana também. Indico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei, que lugar lindo
    Beijos,
    @sarahreinert
    http://vestindocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. so pretty you are!!!

    ASOS GIVEAWAY ON MY BLOG!!! DON'T MISS IT!!!
    http://cablook.blogspot.com/2012/01/giveaway-2-asos-bracelet.html

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço a Bélgica e ela ainda não está nos meus planos recentes...rs
    Mas adorei as fotos, parece ser mesmo um lindo lugar. Quem sabe um dia!
    Beijos
    http://www.smooch.com.br (Tem Sorteio lá no blog!)

    ResponderExcluir